17 de abr. de 2013

Dica: farinha de rosca mais crocante






Há muitas semanas eu estava me preparando psicologicamente para dar um rumo a alguns pães velhos que estavam morando na minha cozinha. Tudo começou com aquela dó de jogar fora o pãozinho que sobrou no dia anterior... Daí um pão virou dois, depois três e quando me dei conta, eu tinha TRÊS SACOS cheios de pão velho! 

No final de semana decidi dar um basta na minha "coleção" e fiz farinha de rosca. Os três sacos foram reduzidos a um pote de farinha para empanar berinjelas, abobrinhas e por aí vai. Mas o fato que me levou a contar essa história aqui foi uma dica simples da pessoa mais inesperada: o namorado. Enquanto eu torrava os pães, ele se lembrou de quando sua avó fazia farinha de pão e ele a ajudava a ralar as torradas no ralador. 

Foi quando me deu um clique!!! Porque eu sempre vi minha mãe triturar as torradas no liquidificador, e era exatamente assim que eu planejava fazer a farinha. Só que eu não queria que minha farinha ficasse muito fina, porque a textura da farinha é que determinará a crocância do empanado, então a solução do ralador pareceu uma ótima maneira de obter uma farinha mais grossa. 

No final dá muito mais trabalho, tenho que admitir. Mas seu empanado nunca mais será o mesmo depois disso.

Passo 1: pique os pães em fatias grossas e leve ao forno até que fiquem crocantes e sequinhos.




Passo 2: rale as torradas no ralador conforme a imagem acima

Passo 3: com uma peneira, separe a farinha das cascas e pedaços maiores que você não conseguiu ralar

Passo 4: bata as cascas e pedaços maiores no liquidificador, uando o modo "pulsar". Triture apenas o suficiente para esfarinhar os pedaços grandes. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conta mais...