17 de abr. de 2013

Receita: dip de pepino com iogurte



Esta receita é daquele tipo curinga: pode ser servida acompanhada de pãezinhos como aperitivo para visitas, pode servir de molho de salada ou pode ser um acompanhamento diferente para o quibe de abóbora.

Em qualquer situação ela cai bem e faz bonito. Só tive uma ocasião em que ela não agradou muito: minha sobrinha de 1 ano e meio saiu correndo e lambeu a parede numa tentativa desesperada de se livrar do sabor exótico do iogurte salgado. Mas tudo bem, considerem que este foi um caso extremo de paladar ainda em desenvolvimento. E, além disso, a menina ama agrião; então ela tem muitos pontinhos com a titia aqui.


Você vai precisar de:

- 1 pote de iogurte natural (mais ou menos 120 g)
- 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã
- 1 pepino japonês
- sal a gosto
- 2 ou 3 colheres (sopa) azeite de oliva extra virgem
- 1 colher (sopa) de suco de limão





 Passo 1: fatie o pepino numa mandolina (bem fininho). Se você não tiver uma mandolina, apenas garanta que as fatias ficarão bem finas.

Passo 2: disponha as fatias de pepino em um prato e polvilhe um pouco de sal em cada camada. Deixe descansar meia hora.
 






Passo 3: enquanto isso, bata o iogurte, a hortelã, o sal, o limão e o azeite num triturador de alimentos até que vire um creme homogêneo. 

Passo 4: escorra todo o líquido do pepino e esprema com as mãos para remover o líquido restante.

Passo 5: misture o creme de iogurte com o pepino e sirva com torradas ou pão sírio torrado.



2 comentários:

  1. Oi Su! Estou adorando ler o seu blog. Tenho um potinho de iogurte grego na geladeira e quando chegar em casa vou fazer esse dip pra comer com torradinhas. Receita leve e saudável. Bjs, Jessica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!Que bom que você gostou, espero que faça muitas receitas deliciosas e saudáveis aí na sua casa! Comer bem e sem culpa é a melhor maneira de se alimentar! Bjo!

      Excluir

Conta mais...