8 de abr. de 2013

Receita: grão-de-bico com tahine e hortelã


Esta é a melhor receita de grão-de-bico que eu já comi. A-M-E-L-H-O-R. 

Ele é cremoso além de muito perfumado, e é bem fácil de fazer se você tiver os ingredientes certos à mão. A receita original é do livro Cozinha Natural Gourmet, da chef Tatiana Cardoso, mas eu fiz algumas adaptações para usar os ingredientes que eu tinha em casa. 

Outra coisa que aconteceu meio sem querer mas que fez toda diferença foi o cozimento do grão. Acontece que eu coloquei aparelho nos dentes (antes aos 30 do que nunca, certo?) e simplesmente não consigo mastigar NADA porque todos os ossos da minha face doem. Daí eu deixei o grão-de-bico cozinhar MUITO tempo, para ver se eu conseguia mastigar... e deu super certo!!! O cozido ficou bem mais cremoso por conta disso, e eu pude comer feliz!

Você vai precisar de:

- 1  xícara de grão-de-bico cozido com 4 xícaras de água e uma pitada sal
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
- 1 colher (chá) de alho picado
- 1 colher de cebolinha picada finamente
- 3 tomates pelados italianos (grandes) cortados em 8 pedaços
- 2 colheres (sopa) de hortelã picada
- 1 colher (chá) de sal marinho

Molho de tahine:
- 1/2 dente de alho
- 1/2 xícara de água
- 1/2 colher de sopa de mel
- 1/4 de colher (chá) de sal marinho
- 1/4 de xícara de tahine
- 1 colher (sopa) de molho árabe de tahine




 Passo 1: numa frigideira funda, coloque  azeite, o alho e a cebolinha e salteie por 1 minuto em fogo baixo.

Passo 2: junte o tomate e metade da hortelã e cozinhe em fogo médio com a panela tampada até que o tomate desmanche.

Passo 3: acrescente o grão-de-bico com o caldo do cozimento e cozinhe em fogo baixo por mais 30 minutos.





Passo 4: bata todos os ingredientes do molho de tahine no liquidificador e junte ao grão-de-bico.

Passo 5: junte o restante da hortelã e ajuste o sal.

Passo 6: sirva quente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conta mais...